segunda-feira, 6 de julho de 2009

Texto Surrealismo Popular Humorístico

 O Conhecimento
 

          Procurando pela definição de conhecimento, encontrei a seguinte: "Consciência da própria existência". Entende-se dessa forma que conhecer é ter consciência de que se existe. A inteligência – o abismo que separa a humanidade do resto dos seres vivos – é por definição um "conhecimento profundo".

          Ao longo de sua curta jornada pelo planeta, o homem aprendeu a transplantar órgãos, explorar a energia atômica e ir ao espaço, mas não aprendeu a evitar guerras, ajudar os povos miseráveis ou preservar o meio ambiente. Já no século XVII, o filósofo Thomas Hobbes afirmou que o ser humano nasce em seu estado natural e, posteriormente, através da instrução é que ele habitua-se ao estado social.

          Em seu estado natural o homem é egoísta, corruptível e inescrupuloso. Por isso torna-se sociável, pois sendo assim, pode defender os próprios interesses de forma a não causar mal nem a si – prioritariamente – nem ao próximo, uma vez que no estado natural, estaríamos todos sujeitos à maldade uns dos outros.

          Para superar seu lado animalesco, o homem carece de instrução. Instrução moral, intelectual, social e espiritual, de forma que aprenda a ser gentil, racional, controlando as emoções e discernindo o certo e o errado, criando assim um senso de responsabilidade. É importante notar que instrução é diferente de informação. Infelizmente a grande maioria dos indivíduos possui informações vagas e desconexas sobre as mais variadas futilidades, a fim de mostrarem-se importantes e eruditos, mas não conseguem formular nenhum pensamento próprio a respeito de qualquer assunto. Isso só pode fazer aquele que é instruído. Essa é a razão pela qual evoluímos tanto no âmbito tecnológico, mas regredimos gradativamente no que diz respeito aos relacionamentos humanos. Temos todas as informações e nenhum conhecimento.

          Baseando-se nisso, o pensador Arthur Schopenhauer disse certa vez: "os eruditos são aqueles que leram coisas nos livros, mas os pensadores, os gênios, os fachos de luz e promotores da espécie humana são aqueles que as leram diretamente no livro do mundo".
 
Diego Matheus Martins

3 comentários:

  1. Bom texto, só discordo de alguns pontos.

    Acho que o estado natural do homem não é egoísta nem corruptível, é apenas sugestionável socialmente movido por impulsos insconcientes que se transformaram durante anos de evolução, moldando o homem moderno. Se todos fossem de essênsia má, ninguém estaria aqui para discutir sobre o conhecimento.

    No geral é um bom texto, bem escrito e formulado, já pode ir a editoração. XD

    ResponderExcluir
  2. Meu seu blog é muito maneiro, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir
  3. Seu Blog ta muito legal, parabéns! Mas que tal colocar seu blog com dominio proprio, muito mais facil das pessoas aprenderem seu endereço. Caso tenha interesse entre em contato conosco pelo endereço www.carolleal.com.br.

    ResponderExcluir